Gente nova e apaixonada por Deus, disposta a colocar os interesses e a vida de outros acima da sua própria vida, gente nova e pronta a fazer História através das suas acções, das suas mãos!
Porque acreditamos profundamente que quando nos juntamos, é possível fazer História!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Experiência Fantástica!

Antes de mais, um desafio....que todos aqueles que estiverem neste dia da comunidade comentem este post, partilhando a esxperiência pessoal de cada um...vamos a isso?

Deixem-me dizer-vos que este foi um dia cheio de História para o Cidade Ao Vivo! Termos a oportunidade de visitar lares de idosos, conversar, perceber, trazer alegria, rir, chorar, falar, ouvir...Esta tornou-se, para todos nós, uma experiência que nunca esqueceremos!

Pela manhã estivemos no Lar Pereira da Mota, em Loures, enquanto à tarde estivemos no Lar Rosa de Saron, na Portela da Azóia. Foram duas experiências fantásticas e enriquecedoras. A forma como fomos recebidos, quer pelos funcionários dos respectivos lares (muito obrigado pela forma como nos trataram....) quer pelos idosos, foi algo extremamente marcante para as nossas vidas! E toda a experiência de conversarmos com pessoas cuja vida está numa etapa completamente diferente da nossa...bom, foi absolutamente fantástico.....

Falámos com todo o tipo de pessoas...desde pessoas alegres a pessoas tristes....desde pessoas com imensa família, até pessoas que há anos não recebem visitas....desde pessoas amarguradas e derrotadas, a pessoas cuja boa disposição contagiava todos! Percebemos que é indispensável que alguém possa preocupar-se com estas pessoas que tantas vezes a sociedade esquece....porque só assim é possível trazer dignidade, mas acima de tudo, esperança, à vida de pessoas que, na realidade, ainda estão bem vivas e têm algo a acrescentar às nossas vidas!

Fica a promessa...estamos a estudar o alargamento desta iniciativa, tornando-a regular e estabelecendo-o como uma das prioridades do nosso ministério!

Não se esqueçam....Vamos fazer História....Juntos!

6 comentários:

Unknown disse...

Olá pessoal!

É complicado explicar em palavras o que foi o Dia da Comunidade, pois foi algo fortemente vivido entre nós e os idosos! Foram emoções, olhares, toques, sentimos, troca de experiências e muita aprendizagem do que é a vida de pessoas tão especiais, que já passaram pela nossa idade e que merecem todo o nosso respeito, cuidado, admiração, amor e dedicação! Muito diferente do que têm recebido de todos nós, pois a sociedade apaga-os da História, coloca-os a um canto como lixo e, muitas vezes, nem o carinho das famílias conseguem receber!
Chegou a hora de marcar a diferença, e sabem, já começámos a marcar na vida de cada uma das pessoas que visitámos! Não fomos lá por ser bonito (acreditem que vemos muita tristeza, angústia, doença...coisas com as quais (quase)ninguém quer lidar ), mas na realidade, estavamos simplesmente preocupados com eles! Demos atenção, sorrisos, carinho, um ombro amigo, mostámos que mesmo que mais ninguém se preocupe...nós estamos lá e queremos que seja algo regular, não apenas uma visita momentânea, para mostrar que fomos visitá-los e o trabalho ficou feito, mas foi apenas o 1º passo! A 1ª visita de muitas, pois eles já fazem parte dos nossos corações e acreditem, nós vamos marcar a diferença neste Mundo! Nós vamos mostrar o que é realmente importante! Nós vamos levar o nosso Deus a todas as pessoas! Mas precisamos de ti...precisamos de todos, pois é desta forma que alcançamos o que é pretendido! Vamos deixar o egoísmo de parte, vamos largar os nossos interesses, vaidades, comodidades...e vamos dar alegria a quem tanto sofre....vamos fazer história juntos!!

Obrigada Cidade ao Vivo por esta oportunidade...isto sim é Cristianismo!!

Beijinhos Sara

Anónimo disse...

olá malta!!
É realmente espantoso como Deus nos usa para marcar a vida dos outros!Numa simples tarde de sabado nos trouxemos alegria,amor aos corações dequelas pessoas que já passaram tanto nesta vida,e que só precisam um bocadinho do nosso amor e atenção...Foi mesmo uma honrra para mim agarrar nesta opotunidade k a cidade ao vivo lançou.(Muito obrigada Colegas,fomos simplesmente fantasticos).Foi bué fixe ver aquelas pessoas com um sorriso no rosto,cheias de alegreia de ver tantos jovens de volta deles...Foi maravilhoso.Queremos fazer mesmo hitória.

Obrigada e beijos para todos.
Rute Suciu

Anónimo disse...

Malta, acho que não´consigo dizer por palavras tudo aquilo que sinto por esta oportunidade fantástica que todos tivémos. Foi a certeza de que realmente existem oportunidades de mostrar Aquele que vive em nós, através do carinho e da atenção demonstrada a pessoas que a sociedade considera como "dispensáveis" e que eu considero como mais valia, pois a idade traz sabedoria, experiência, e isto são coisas que realmente só se adquirem com o passar dos anos. Enquanto que os "outros" consideram os idosos "um peso", o Cidade ao Vivo mostrou que é uma honra podermos partilhar tempo, lágrimas, alegrias e dores com estas queridas pessoas que já tiveram a nossa idade. No meu coração ficou amor e uma enorme vontade de voltar em breve para cumprir a nossa promessa e mostrar aos idosos, funcionárias e familiares que Cristo morreu e ressuscitou também por elas e para elas. Foi um dia maravilhoso, uma das melhores iniciativas de sempre do CAV. Estou ansiosa por voltarmos a ver estes sábios amigos! Não percam uma próxima oportunidade. Obrigada a todos, todo o pessoal do CAV, vocês são todos meus manos no coração e amo-vos muito. Rosinha do Fred!;)

Anónimo disse...

Hello!!!

Eu sei que toda a gente sentiu um sentimento que e dificil de esplicar.
Ao ver a felicidade daqueles idosos
quando nos viram entra por aquela porta e começaram a comentar admirados (quem é aquela gente).
Até que começa-mos a conversas e eles foram 5 estrelas ao desabafar com nosco.
E ao conversar vimos os problemas que eles tinha ,a nivel psicologicos como a nivel emocional.
Algumas pessoas tinham perdido pessoas com um grau de parentesco muito preximo como sobrinhos, irmaos, netos,etc.
Eu tive a chanse de ir falar com 2 idosos que eram muito animados.
E quando começamos a falar o velhote descobriu tudo sobre mim.
Que eu era traquina e era igual a ele, ele ate disse que era o homem dos 7 oficios.
No fim cantamos uma musica nos dois lares e tada a gente ficou a bater palmas e encantada.
Pessoal que ainda que não foi a esta expriencia fantástica adirem á proxima visita porque vai mesmo valer a pena semtirem no vosso coração a benção de Deus ao fazer estas pessoas mais felizes e com quem desabafar.
Adiram, vão ver que é uma expriensia extraordinária.

Beijinhos e abraços a todo o pessoal da organização deste evento


João Barradas

Anónimo disse...

acredito que este tipo de iniciativas contribui muito para o nosso crescimento enquanto seres humanos, ajuda-nos a compreender que existe uma razão para sorrir quando deixamos de ser jovens e bonitos, venham mais e mais destas cenas para ajudar ao nosso crescimento pessoal e espiritual e enquanto menbros activos da comunidade.... ficai bem

Anónimo disse...

Olá pessoal... Foi muito bom ler este fosso post porque apesar de não ter partilhado dessa experiência com vcs, ainda a semana passada, no acampamento do cbe tb fomos visitar um lar de idosos em pardilhó e tudo aquilo que referiram é exactamente igual aquilo que todos nós sentimos (penso eu) ao sairmos daquele sitio... Parabéns pelas iniciativas... E força aí =P Marta Wadsworth